Médicos removem tumor tão pesado quanto um adulto do ovário de uma mulher

por Redação Gooru 881 views0

Médicos removeram um tumor colossal do ovário de uma paciente americana, que vive em Connecticut. A massa pesava tanto quanto uma pessoa adulta – 60 quilos – e tinha alcançado quase 90 centímetros de diâmetro.

 

A descoberta

Em novembro do ano passado, a mulher de 38 anos procurou ajuda médica ao aumentar muito de peso durante apenas dois meses, uma média de 4,5 quilos por semana. Uma tomografia computadorizada revelou uma massa em seu abdômen, e ela foi encaminhada ao oncologista ginecológico Vaagn Andikyan, do Hospital Danbury. O médico ficou chocado. “Eu poderia esperar um tumor de ovário de 10 quilos, mas um tumor de 60 é muito raro”, disse. A essa altura, a paciente estava extremamente desnutrida porque o tumor estava em seu aparelho digestivo, além de precisar de uma cadeira de rodas por causa de seu peso.

A cirurgia

A equipe médica precisou tomar cuidados especiais para remover o tumor, em parte porque estava em um grande vaso sanguíneo, e em parte porque a paciente queria manter o máximo possível de seu sistema reprodutivo. Então, em fevereiro, um grupo de 12 cirurgiões levou cinco horas para livrá-la desse pesadelo.

Durante a cirurgia, removemos o tumor gigantesco que se originou de seu ovário esquerdo. Nós removemos o ovário esquerdo, a trompa esquerda (falópio) e removemos o tecido peritoneal afetado que estava aderindo ao ovário”, Andikyan contou à CNN. Eles também removeram o excesso de pele que o tumor esticou no abdome da paciente, reconstruindo a parede abdominal danificada.

 

Sucesso

A operação correu bem e a paciente foi para casa depois de duas semanas. Três meses após a cirurgia, voltou a trabalhar como professora.  “Felizmente, ela não necessitou de nenhum tratamento adicional. Está de volta a uma vida normal, de volta ao trabalho e, quando a vi em meu escritório, vi sorrisos, vi esperança e vi uma mulher feliz”, disse Andrikyan.

Grandes tumores

Os médicos afirmaram que o tumor era benigno, um tipo de crescimento classificado como mucinoso, porque é preenchido com uma substância semelhante ao muco. Tumores ovarianos mucinosos constituem cerca de 36% de todos os tumores epiteliais de ovário. Cerca de 81% deles são benignos, com 14% sendo limítrofes e os 5% restantes malignos.

 

Eles tendem a ser grandes, mas não tanto quanto 60 quilos. “Tumores deste tamanho são extremamente raros na literatura científica. [Este] pode estar no top 10 ou 20 de tumores deste tamanho removidos em todo o mundo”, disse Andrikyan. No que se trata de casos recentes, em 2013, médicos removeram um tumor semelhante do abdômen de uma mulher de 55 anos na Índia, que havia chegado a 56 quilos.

 

Já o maior tumor registrado do mundo foi relatado em 1994: uma massa ovariana que atingiu 137,4 quilos e deixou a paciente de 34 anos de cama por dois anos antes de sua remoção. 

Science Alert via HypeScience ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!