Gooru - Miscelnia de Contedos

Turistas e transeuntes ficam chocados ao encontrar baleia “encalhada” em Paris

por Redação Gooru 491 views0

Transeuntes ficaram surpresos depois que uma baleia “encalhada” apareceu nas margens do rio Sena, em Paris.

 

O que parecia ser uma cachalote morta absolutamente chocou o público. Havia até cientistas reunidos em torno do animal para estudá-lo.

 

Era uma visão bastante estranha. Como uma baleia cachalote conseguiu fazer seu caminho pelo Sena e ficar presa no meio de Paris?

Chamando a atenção

Enquanto a baleia é extremamente realista e bastante convincente, ela é na verdade uma instalação artística.

 

Com 17 metros, foi construída durante a noite pelo coletivo de arte Captain Boomer. A equipe belga colocou a baleia na capital francesa para aumentar a conscientização sobre a destruição do meio ambiente. Eles chegaram até mesmo a simular os cheiros do mamífero morto.

Nós colocamos a estátua durante a noite e preparamos o sangramento e o cheiro”, o coletivo escreveu em seu site. “Na parte da manhã, a carcaça foi cercada, para manter as pessoas à distância. Criamos um círculo de aproximadamente sete metros ao redor da estátua. Dentro desse perímetro, o encalhamento é um fato verdadeiro. Os atores dentro da cerca nunca param sua performance. São figuras científicas e oficiais de uma organização fictícia, a Associação da Baleia do Mar do Norte”.

Segundo o jornal The Mirror, várias pessoas acreditaram que a baleia era real.

 

Proteção ao meio ambiente

O projeto visa aumentar a conscientização sobre nosso impacto no meio ambiente em geral, bem como nosso impacto direto sobre as baleias em particular.

As cachalotes estão classificadas como espécies vulneráveis, uma vez que seus números diminuíram devido à caça comercial.

Enquanto uma baleia a caminho do Sena é extremamente improvável, cachalotes de fato são regularmente encontradas encalhadas no Mar do Norte.

 

Segundo Rob Deaville, gerente de projetos do Cetacean Strandings Investigation Programme do Reino Unido, durante um ano normal, cerca de duas a cinco cachalotes são encontradas em praias apenas no Reino Unido, com mais ocorrências em todo o Mar do Norte. No ano passado, houve um evento de encalhe em massa, onde dezenas de cachalotes apareceram no litoral britânico.

[ IFLS via HypeScience ] [ Fotos: Reprodução / IFL ]