Gooru - Miscelnia de Contedos

Os dois vegetais que usam mais água do que todas as outras plantações do mundo

por Redação Gooru 773 views0

A falta de água é um problema que já vem nos assombrando há muito tempo e uma das coisas que mais consumem água é a agricultura. Mas quais culturas são as responsáveis pelo maior dano às nossas reservas de água? Os culpados estão dentro do seu armário.

 

Um novo relatório da Oxfam, uma confederação internacional de organizações beneficentes focada em aliviar a pobreza global, identifica as culturas que estão usando a maior parte dos recursos mundiais. Sozinhos, o trigo e o arroz consomem quase 70% da água utilizada em culturas em todo o mundo.

E o problema não é só água. Os pesquisadores também descobriram que apenas cinco culturas – arroz, soja, milho, trigo e óleo de palma – emitem tantos gases de efeito estufa quanto qualquer país do mundo – com exceção da China e dos Estados Unidos. Claro, parte da razão que tão poucas culturas estão utilizam a maioria dos recursos é que nós plantamos mais delas do que quase qualquer outra.

Milho, trigo e arroz não são apenas as culturas que usam a maior parte dos recursos do mundo, elas são também as culturas que alimentam a maior parte do mundo. A resposta, então, não está em simplesmente parar de produzi-los, o que só aumentaria a fome global.

O que precisamos fazer é mudar a forma cultivo, aumentando a disponibilidade de culturas resistentes à seca e criando fazendas que utilizem recursos naturais de forma mais eficiente. Na América Latina, as culturas que mais consumem água e emitem gases de efeito estufa são cacau, coco e café. Você pode ver mais dados no gráfico interativo da Oxfam, clicando aqui.

[ Gizmodo via HypeScience ] [ Fotos: Reprodução / HypeScience ]